Não se pode negar que experimentar pratos típicos de outras partes do mundo pode ser uma experiência marcante, principalmente quando se trata da culinária chinesa! O cardápio chinês pode ser surpreendente em muitos sentidos – e isso você poderá perceber no decorrer desse conteúdo, inclusive rá conhecer uma das receitas mais tradicionais e saborosas desse incrível país! Entretanto, para compreender isso é preciso mergulhar um pouco também na culinária chinesa história.
Leia também tudo sobre a comida exótica da chima
Aliás, ela se tornou tão popular no Brasil que passou a integrar até mesmo a lista de restaurantes mais frequentados em algumas localidades. E, claro, com o passar dos anos ganhou até mesmo um temperinho especial brasileiro.
O fato é que a China é dona de uma das culinárias mais exóticas do planeta. Como resultado, suas iguarias podem ser encontradas nas principais cidades mundo e em diferentes continentes.
Ou seja, para encontrar opções do cardápio chinês, não é preciso procurar muito – mesmo que seja no modelo fast-food. Confira a seguir mais detalhes sobre a história, cultura, cardápio e ainda aprenda a fazer uma receita especial na sua cozinha!
Um pouco de história da culinária chinesa
Primeiramente, uma coisa é fato: as receitas culinária chinesa presentearam a todos nós com iguarias nada mais, nada menos do que deliciosas. E isso vai desde o famoso Yakissoba até o incomparável frango xadrez.
E, o que dizer do rolinho primavera? Ele realmente faz parte da culinária chinesa história e dificilmente alguém abre mão de experimentar essa opção cheia de personalidade!
Logicamente esses são apenas alguns dos diversos exemplos que compõem o cardápio chinês. Mais adiante, iremos falar de maneira mais completa sobre os principais pratos.
O fato é que cada uma das opções atende perfeitamente o paladar dos brasileiros – e, isso é algo que atravessa gerações.
E, para explicar esse enorme sucesso, nada mais justo do que contar com um tempero especial: uma pitada de história! Em tempos remotos, os chineses tinha o costume de celebrar uma série de festas culturais.
Diante disso, a finalidade proposta era justamente servir grandes banquetes. Como resultados, esses banquetes eram considerados uma espécie de oferenda para espíritos e deuses.
O objetivo dessas oferendas era para que as pessoas pudessem conquistar prosperidade e também sucesso em suas colheitas.
Além disso, para manter essa tradição, os luxuosos e respeitados palácios possuíam vários chefes de cozinha. Essas personalidades eram responsáveis no processo da criação de pratos do cardápio chinês considerados famosos.
Vale destacar que grande parte desses pratos da culinária chinesa história são preparados e consumidos até os dias atuais. Ou seja, além de todos os sabores típicos, essas iguarias são compostas de muita história e tradição.
Esoclhemos algumas comidas exóticas da Tailandia aqui no nosso site.
Características principais da culinária da China
Primeiramente, se há uma maneira de definir a cozinha chinesa ela é riqueza! E, quando falamos em “riqueza”, estamos falando na grande quantidade de detalhes.
Isso inclui aspectos como intenso sabor, cores, texturas e possibilidades! Ou seja, é até mesmo bem comum encontrar receitas culinária chinesa que permitam a união entre o doce e o salgado. Ou, até mesmo mais picante, frio, quente, crocante e tantas outras características.
Tudo isso tem como base central a filosofia do Yin e Yang. Ou seja, podemos afirmar seguramente que a culinária chinesa permite complementar polos totalmente opostos – e, quando unidos, permitem um sabor sem igual.
Outra característica marcante é associada aos aromas! Aliás, alguns tipos de ingredientes usados nos pratos são usados principalmente para essa finalidade.
Tudo isso sem contar o processo de corte dos alimentos. Embora possa não parecer, esse é considerado um aspecto fundamental. Além disso, as técnicas da cozinha chinesa são milenares e atravessam os séculos.
Um ponto interessante com relação ao corte dos ingredientes e seu tamanho reduzido possui um fundamento marcante. O fato é que ingredientes menores permitem um consumo mais eficiente, principalmente em relação ao “hashi” (palitinho chinês usado como talher).
Conheça as comidas exóticas do mundo que escolhemos para você.
Quais são os pratos típicos da culinária chinesa?
Como mencionamos anteriormente, a culinária chinesa é extremamente rica. As opções de pratos são muito amplas e podem atender perfeitamente os paladares mais exigentes.
Chop Suey
O prato é formato por pedaços pequenos de carne cozida e devidamente salteada com legumes. Tradicionalmente, o prato acompanha arroz, mas há também opções de acompanhamento de noodles. Essa, na verdade, é uma versão americanizada do prato.
Yakissoba
Provavelmente um dos pratos mais requisitados da cozinha chinesa. Ele nada mais é do que o famoso macarrão frito de sobá de Okinawa. É um prato substancialmente rico em detalhes e em sabores!
De maneira geral, ele é composto por macarrão (que pode ser preparado na chapa) e ainda acompanha carne, verduras ou legumes. Esse é um bom exemplo de prato difundido por imigrantes para o Brasil – com o passar dos anos esse prato do cardápio chinês ganhou até mesmo um pouco da nossa personalidade e tempero!
Pato de Pequim
Uma das mais tradicionais receitas da Dinastia Ming. Comumente, essa iguaria era servida para imperadores e também oficiais pertencentes ao alto escalão da China. Seu tempero é mais doce, acompanhado de uma carne extremamente macia.
Aqui, o pato deve ser fervido e, depois, assado em um forno apropriado. Por fim, ele deve ser cortado em tiras bem finas e servido com molho adocicado. Em alguns locais, o prato é chamado de pato laqueado.
Rolinhos Primavera
Simples, porém, incomparável! O rolinho primavera é apenas composto por uma massa bem fina, acompanhada de um molho agridoce.
Frango Xadrez
Outro prato que caiu no gosto do paladar brasileiro! O frango deve ser frito em óleo e também refogado com cebola em cubos, salsão, gengibre, pimentão e molho de soja. É delicioso e envolve muito sabor.
Camarão à moda de Xangai
A proposta desse prato é unir o sabor do camarão cinza com propostas diferenciadas. Isso acaba sendo possível pela junção de itens como o amido de milho, sal e pimenta do reino. Além disso, os camarões são refogados no saquê!
Lámem Chinês
O Lámem é outro prato bastante tradicional do cardápio chinês. Basicamente, ele é simplesmente uma massa de macarrão que acabou originando o conhecido miojo instantâneo que compramos em qualquer mercado nos dias atuais e que faz parte da dispensa de muitos brasileiros. Entretanto, seu consumo na China é um pouco mais parecido com uma espécie de sopa!
Receitas culinária chinesa: prepare iguarias na sua cozinha!
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a culinária da China, nada mais justo do que aprender a fazer os pratos mais tradicionais no Brasil –
Aprenda a fazer Yakissoba!
Confira os ingredientes para preparar um dos pratos mais conhecidos da culinária chinesa!
Ingredientes
- 250 gramas de peito de frango
- 250 gramas de carne (file mignon)
- Uma cenoura inteira descascada
- ¼ de xícara (chá) de cebolinha já picada
- Duas colheres (sopa) de manteiga
- Meio pimentão (do verde e também do vermelho)
- Três folhas (aproximadamente) de acelga
- Uma xícara (chá) de shoyo (molho de soja)
- Meia xícara (chá) de saquê
- Uma colher (sopa) cheia de açúcar
- Meia colher (sopa) de amido de milho
- ¼ de xícara (chá) de água
- Um pacote de macarrão próprio para Yakissoba
Colocando a mão na massa
O preparo do Yakissoba não é complexo! Primeiro, você deverá aquecer uma panela com a manteiga. Agora, coloque a carne já cortada em cubos e também o frango.
Depois que ambos estiverem fritos, coloque a acelga, a cebolinha, a cenoura e os dois tipos de pimentão. Refogue por cerca de cinco minutos e tenha o cuidado de mexer de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela.
Em uma tigela, coloque a água, o molho de soja, o açúcar, saquê, o amigo de milho e mexe até que todos os ingredientes estejam devidamente dissolvidos.
Agora, despeje o molho que você acabou de preparar nas carnes refogadas e mexa até perceber que ele começará a engrossar. Por último, adicione o macarrão apropriado para Yakissoba já cozido! Pronto – agora é só aproveitar essa iguaria da culinária chinesa.
Conheça a culinária exótica da India com o post detalhado no nosso site.
Prepare o frango xadrez, um prato que faz parte da culinária chinesa história!
E, que tal preparar em sua cozinha o frango xadrez? Confira quais são os ingredientes!
Ingredientes
- 400 gramas de frango (peito) cortado em cubos com tamanhos regulares
- 300 gramas de cebola também picada em cubos
- 200 gramas de pimentão (procure misturar o verde e o vermelho)
- 50 gramas de amendoim (sem pele e também frito)
- Uma pitada de glutamato de monossódico
- Uma pitada de açúcar
- Shoyu ao seu gosto
- Maisena (dissolvida em água para ajudar a engrossar o molho)
Veja também Conheça a culinária indiana e suas principais curiosidades
Hora de preparar
Primeiramente, você deverá fritar o frango, de maneira que ele fique ao ponto. Em seguida, inclua a cebola e também o pimentão até que tudo atinja o ponto correto de fritura. Posteriormente, coloque em um escorredor e reserve. Na mesma panela (agora vazia) coloque metade de um copo americano de água, o shoyu, o glutamato monossódico e o açúcar. Agora, retorno os ingredientes que você levou ao escorredor para a panela junto com os demais ingredientes e mexa bem. Coloque a maisena para ajudar e mexa até que o molho fique mais espesso! Assim, coloque tudo em uma travessa e jogue o amendoim por cima. E, pronto! Você já poderá saborear esse prato da culinária chinesa.
Mais receita que pode te interessar Receita de Pastel na Air fryer