[ad_1]
O desejo de escrever um post com essa receita de torta de leite condensado nasceu em 2012, durante uma viagem em Portugal. Numa época em que pouco se ouvia falar sobre hamburguerias gourmets no Brasil, o BUGO Art Burgers me chamou a atenção na cidade do Porto. Em um ambiente de luz baixa e intimista, e completamente vazio pelo horário em que cheguei, jantei um ótimo hambúrguer que me recordo até hoje do nome e do sabor: Porto e Serra, representados por cebolas caramelizadas no vinho do Porto e queijo da Serra da Estrela.
Àquela altura eu já estava feliz, mas a surpresa da noite ainda estava por vir, uma Tarte de Leite Condensado. Quis confirmar a composição com a garçonete, que com um sorriso simpático se restringiu a me dizer que a receita era secreta. Cinco longos anos separaram a torta de Portugal desta que posto aqui. Corta para 2017.
Na véspera de um jantar para dez pessoas que eu faria na casa do meu namorado. O cardápio já estava montado; faltava apenas a sobremesa que deveria ser prática e unânime. Pensei em preparar o pudim de leite condensado de colher, para agradar um dos convidados que adora pudim, mas na última hora lembrei da torta de leite condensado. Pesquisei um pouco só para ter certeza que minha suspeita sobre a composição estava correta e achei diversas publicações.
Escolhi a massa usada pela Dani Noce em sua empadinha de leite condensado, e acrescentei por minha conta avelãs trituradas. Aproveitei que tinha algumas na despensa, mas poderiam ter sido amêndoas, nozes, pecãs, ou nada.
O recheio é composto único e simplesmente por leite condensado. E é lindo vê-lo cozinhando dentro forno, com bolhas subindo e descendo, perfumando a casa, abrindo o apetite e divertindo o olhar.
Uma crítica: vicia. Enquanto não acaba, fica difícil parar de comer.
Uma sugestão: só faça quando for receber muitas pessoas em casa. Ou quando quiser engordar. hehe
Receita de Torta de Leite Condensado
Rendimento
1 forma de 23cm de diâmetro
Ingredientes
1 gema
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de extrato ou essência de baunilha (opcional)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 lata2 de leite condensado para rechear
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180-200˚C.
Reserve o leite condensado e misture todos os outros ingredientes até formar uma massa uniforme que solte das mãos.
Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível com uma camada fina de massa. Alise usando as costas de uma colher de sopa.
Preencha o recheio com o leite condensado, que deverá ficar na metade ou abaixo da metade da altura da forma. Ao assar, o leite condensado fará bolhas altas e precisa desse espaço para não transbordar.
Asse em forno preaquecido até dourar bem. Aguarde esfriar para desenformar.
Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.
[ad_2]